segunda-feira, dezembro 03, 2012

Uma breve polêmica sobre 50 Tons de Cinza

Estava decidida a não ler 50 Tons de Cinza (Fifty Shades Of Grey, E.L. James, Intrínseca, 2012), apesar de todo o burburinho em volta do tal "erótico para mamães". Já sabia que era uma fanfic de Crepúsculo (fanfic é "ficção de fã", histórias criadas por fãs com os personagens de livros, séries, filmes ou até mesmo com atores, cantores, etc. utilizando o mesmo cenário da história ou não), e que tinha causado furor na época de sua publicação na internet, com a autora proibindo traduções, tradutoras furando o bloqueio e arquivos sendo passados secretamente através de comunidades no Orkut (!). Li a fanfic, achei ruim (mal escrita e mal traduzida), e deixei pra lá.

Mas o hype foi forte, todo dia eu topava com Mr. Grey no ônibus e no metrô, a curiosidade foi maior (a fanfic estava incompleta), apareceu um exemplar dando sopa para empréstimo...não se pode falar de algo sem conhecer, certo?! Se você não gosta de spoilers, melhor para de ler por aqui!


Anastacia Steele é uma moça atrapalhada e tímida, terminando sua graduação em Literatura e melhor amiga de Kate Kavanagh, editora do jornal da faculdade. Quando Kate fica doente, manda Ana em seu lugar para entrevistar Christian Grey, jovem e poderoso CEO de uma grande empresa. O que Ana tem de pobre, falta de autoestima e duvidas, Grey tem de rico e confiante. Além de ser lindo.

Como nos romances "água com açúcar" vendidos em banca (e não tenho nada contra, adoro, leio e coleciona há anos), Ana se vê irresistivelmente atraída para Grey, que a cerca de todas as maneiras até lhe revelar seu pequeno segredinho: ele é um Dominador, e tem um quarto cheio de chicotes, amarras, e outros apetrechos BDSM. E é só assim que ele concebe uma "relação", um contrato onde ele é o senhor e Ana sua Submissa. A virgem Ana terá culhões para se envolver com Grey, mesmo nestas condições?

Apaixonada, Ana acaba aceitando, óbvio, mas com algumas condições. Ela quer algo a mais, um namoro comum, com encontros normais, o que Grey acata até certo ponto, para que ela aceite seu papel de Submissa no Quarto Vermelho da Dor, como Ana chama o quarto de jogos de Grey. Óbvio também que ela se esforça ao máximo para agradar seu senhor, descobre sua deusa interior, transa loucamente até que ele a pune (são seis bordoadas nos glúteos de Ana), e o mundo desaba. Ela entende que não pode viver assim, e mesmo amando Grey, vai embora. O livro acaba com Ana chorando sozinha na cama.

E agora vamos por partes, começando pela Ana. Onde, hoje, se encontra uma moça de 21 anos tão ingênua? Tudo bem, é uma ficção, mas não precisamos exagerar, ainda mais se ela mora com uma colega de quarto que transa com os namorados a metros de onde Ana dorme. Ela tem sérios problemas de autoestima, não se vê como bonita ou desejável até Grey aparecer. Entregar sua autoimagem nas mãos de um homem é um passo para a tragédia, porque ao menor sinal de rejeição do dito cujo, lá se foi sua autoestima para -1.000! Pior que isso, só os diálogos que ela tem com sua "deusa interior" a cada 5 segundos, tornando o livro enfadonho ao extremo. Uma deusa interior que diz "uau" frente a um orgasmo ou usa pompons de líder de torcida para comemorar o próximo encontro caliente...belas imagens para um livro "erótico". Só que não.

Grey é seriamente perturbado! Ao longo do livro surgem diversas indicações de que ele foi vitima de algum tipo de abuso quando criança, antes de ser adotado aos 4 anos pela família Grey, além de ter sido "seduzido" aos 15 anos por uma amiga da mãe, a Dominadora que o apresentou ao mundo BDSM. E para um cara tão inteligente, ele é bem obtuso ao discutir isso com Ana, dizendo que a amiga da mãe o livrou da auto destruição, ao invés de admitir que foi vitima de pedofilia! Ele é maníaco por controle, chato, grudento e como a própria Ana diz "usa o sexo como arma". Eu digo que ele usa o sexo e o dinheiro como armas para cercar Ana, como uma aranha tecendo sua teia ao redor de uma mosca. O que eu penso quando vejo alguém dizer que gostaria de um Mr. Grey para si? Faça bom proveito!

Os outros personagens são imitações pálidas de todos os personagens vistos em Crepúsculo, e como Ana e Grey, são mal desenvolvidos. Carlisle, Emmet, Rosalie, Alice, Renee, Esme, Paul, estão todos em 50 Tons de Cinza com outros nomes. Nem vale comentar.

E a história, o romance entre Grey e Ana é só um fiapo costurando as cenas de sexo entre os dois. Desde a primeira vez de Ana (como Grey chama, sexo baunilha, ou seja, sem nenhum brinquedo erótico, amarração, etc), em que ela não sente dor alguma, passando pelas experiências BDSM com bolas de pompoarismo, vendas, chicotadas, até a vez em que ele tira o OB dela (uma coisa nojenta, e não erótica, na minha opinião), tudo já foi dito, escrito e descrito infinitas e melhores vezes que neste livro. Como são muitas cenas, palavras são repetidas e a autora fica no meio termo entre a sacanagem e o eufemismo. Ao mesmo tempo em que Ana fala pau, ela nunca diz buceta (quando se refere a vagina, ela diz que sente as coisas "ali"). E o senhor Dominador chama Ana de baby. E no meio disso tudo, está sempre a tal da deusa interior.

50 Tons é mal escrito, chato, tem personagens rasos e inverossímeis. O motivo do furor só pode ser o BDSM, porque literatura erótica para mulheres existe aos montes e há muito tempo. Livros da Nora Roberts tem cenas de sexo, livros de banca como Julia, Sabrina, Desejo, Paixão tem cenas de sexo, livros da Meg (Patricia) Cabot tem cenas de sexo! Mais bem escritas, e amarradas por melhores histórias. Quer uma boa? Irmandade da Adaga Negra, com quase 10 livros publicados no Brasil! Todos os vampiros da J.R. Ward dão um banho, com louvor, em Christian Grey. E para ler sobre mocinhas ingênuas e mocinhos mandões, prefiro os livros da Diana Palmer, ou os meus amados água com açúcar, que não tem pretensão alguma de ser mais do que são: literatura erótica para mulheres se divertirem, suspirarem e tirarem inspiração para a vida real.

Se eu vou ler os outros (emprestados)? Claro. Quero ver até onde vai a "imaginação" da autora. Esperem por resenhas dos próximos capítulos!

0 comentários: